segunda-feira, 4 de março de 2013

RESUMO DO LIVRO MANUAL BÁSICO DA GESTÃO DO LIONS CLUBE DE CRATEÚS


          

                    APRESENTAÇÃO PELO AUTOR
Alguns autores dizem que em organização, o Lions já tem quase tudo pronto. Há quem adiante que só não são bons Leões ou bons Dirigentes, aqueles que não querem conhecer a sábia orientação do Leonismo. Isto é procedente. Entretanto, a globalização, o avanço das novas tecnologias e as inovações do mercado exige também, métodos de ação planejada para gestão dos Clubes. No mínimo um Plano de Metas, um Plano de Ação, um Plano de Negócios sociais ou um Plano Estratégico para viabilizar bons resultados nas organizações modernas.
Assim, antes de falar do conteúdo básico deste trabalho do Lions Clube de Crateús, intitulado MANUAL DE SERVIÇOS DA GESTÃO “O DESAFIO DE SERVIR PELA FORÇA DA AMIZADE”, Ano Leonístico 2012/2013 é necessário enfrentar o gigantesco desafio de motivar o Grande Lions Clube de Crateús, com um potencial humano de 73 pessoas, a ele vinculadas, todas bem qualificadas, experientes. Com tudo, a maior parte deste contingente vem mostrando desinteresse na essência do compromisso leonístico, que é a prestação de serviços voluntários à Comunidade.
 A palavra chave é desafio. Portanto, outro desafio é o crescimento da demanda por serviços social ou público na comunidade. De modo especial, pela busca das garantias e direitos constitucionais de cidadania ainda postergados.
Todavia, o Lions Clube de Crateús, consciente de seu papel na comunidade, propôs estão, na Gestão “O desafio de Servir pela Força da Amizade”, Metas audaciosas na tentativa de despertar os relevantes atributos de seu Quadro Social, em favor de um melhor atendimento às carências comunitárias locais.
O Trabalho para os sócios antigos oportuniza o despertar de uma reciclagem e coloca o Clube dentro da administração leonística. Entretanto, para os novos sócios é uma verdadeira exigência de treinamento no campo das estruturas de um Lions Clube e do alcance dos compromissos sociais, ali fundamentados pelo Slogan da Gestão, que força à amostragem do Código de Ética do Leão, dos Objetivos ou dos Propósitos, do histórico do Clube, do seu Quadro Social, dos compromissos, da rotina com o Distrito LA-4, do Estatuto, do Regulamento e do Regimento Interno, num esforço das Comissões do Clube, ensejando também, à aplicação legal recomendada pelo Estatuto Reformado 2008, do DLA-4 e regras atuais da Associação de Lions Clubes Internacional.
Uma justificativa torna-se necessário. É perceptível que os mais bem ilustrados trabalhos do leonismo, estão baseados na fundamentação dos conceitos dos Estatutos da organização e muitas vezes, eles são cópias contextualizadas e impregnadas na essência deles. Vale ressaltar que esta é a razão pela qual se fez inseriu no texto deste trabalho, a versão dos já citados Estatuto, Regulamento e Regimento Interno, para que dentro da legalidade leonística, o sócio possa melhor se afeiçoar ao cumprimento de suas responsabilidades sociais, junto ao Clube e à comunidade.
Ainda nesta linha dos aspectos legais do leonismo, são mostradas a composição da Diretoria Atual, das Atribuições dos Cargos e das várias Comissões necessárias ao perfeito funcionamento do Lions Clube de Crateús.
Aqui não se quer dar um conceito novo à META. Mais, sobretudo, dizer que se entende como Meta, a visão de um espaço conhecido ou não, que se deseja transpô-lo de lado ao outro, carecendo para tal de organização e de métodos de condução.
Neste particular o Lions Clube de Crateús estabeleceu o seu Plano de Ação,  originado das Metas de vinte cinco itens de atividades leonísticas e comunitárias, distribuídos num processo descentralizado, às Comissões e aos outros Departamentos regimentais do Clube, que passam a ser responsáveis pela execução e o controle da proposta de trabalho da Gestão 2012/2213.
A dinâmica das Reuniões ou Assembléias ficou tratada na agenda calendário, definindo data, telefone, tipo de reunião; local de sua realização e seguida de datas festivas e de aniversário do Quadro Social, inclusive de DDMM.
Por fim, algumas informações valiosas no campo dos conhecimentos leonísticos são parte das conclusões do presente trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário