terça-feira, 5 de março de 2013

Aniversário é Assim

                                             ANIVERSÁRIO É ASSIM

A origem da palavra aniversário vem do latim e significa “ voltar ou se repetir todos os anos”. As civilizações antigas como os INCAS, os ASTECAS, os EGIPCIOS, os EUROPEUS, (Grécia\Alemanha) e outras, usavam para suas homenagens anuais a seus Deuses, Reis ou Príncipes, com a denominação “festa” . Até os Astros eram festejados. O Sol nas civilizações remotas era homenageado todos os dias ao seu nascer. Mas, em duas datas anuais, dezembro e junho, os povos reuniam-se e realizavam grandes festejos, que eram por ocasião dos Solstícios.(Inverno e Verão).
Herdado do Solstício, segundo afirmam as abordagens de alguns historiadores, foi a data do nascimento do Mestre dos mestres, Jesus Cristo, ainda hoje é considerada popularmente, como “Festa” da cristandade e não como aniversário.
Estas tradições emocionantes, abriram horizontes, romperam tempos e distâncias, espalharam-se pelo universo inteiro e chegaram na modernidade com o fascinante nome de Aniversário.
Como todas pessoas aniversariam, o aniversário até parece ser uma coisa banal e o é.
Já a festa de aniversário não o é. Por que é composta de um ingrediente coletivo, que é o mais forte do mundo, o amor. Foi com amor e por ele, que JESUS, se revelou, curou, perdoou e impressionou a humanidade mundo a fora.
Todo aquele que parar um pouco para pensar e tiver o mínimo de sensibilidade mesmo, vai perceber o quanto de amor é dedicado a festa de um aniversariante. Os que preparam o evento, no exercício artesanal da inteligência e da emoção, descortinam com muito carinho, o palco de um espetáculo fulgurante aos olhos dos participante ou convidados.
O cenário da recepção, pode até não ser um local luxuoso, mais nele é feito decoração e em tudo colocado uma elevada dose de carinho, de modo que, todos os presentes sintam-se bem e satisfeitos.
O Cardápio apresenta-se sempre com uma culinária variada, sendo a parte que exige um dos maiores esforços de quem organiza uma homenagem deste gênero. O bolo é o destaque de tudo, na importância, só perde para o aniversariante, que permanece no sonho da beleza, embalado nas emoções vividas, seja pela afetuosa saudação dos convidados ou pelo valor sentimental dos presentes recebidos.
É assim que se abre a porta dos sentimentos, para em data como esta, expressar uma mensagem de gratidão, também às pessoas que sabem levar aos aniversariantes, as emoções e alegrias das saudações natalícias.

Crateús-CE, 01 de setembro de 2010.


MANOEL DE SOUZA CARMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário